A PIAGAM

A STARTUP PIAGAM SISTEMA INTELIGENTES

 

A PIAGAM – Sistemas Inteligentes é uma startup de impacto social que foi criada para desenvolver o projeto de modernização e fortalecimento da gestão ambiental municipal no Brasil. É classificada como uma GovTech, sendo uma spin-off da R. A. Consultoria e Treinamento Ltda.

O programa de modernização e fortalecimento da gestão ambiental municipal é composto por duas iniciativas:

  • Ferramenta de TI representada pela Plataforma Integrada de Apoio a Gestão Ambiental Municipal e ao Desenvolvimento Sustentável local (PIAGAM).
  • Desenvolvimento Individual por meio de capacitação técnica e comportamental através do curso de especialização de Gestão Ambiental Municipal do Século XXI ministrado na forma de ensino à distância .

 

Em meados de 2019, a PIAGAM foi selecionada para participar do programa de pré-aceleração AGITA desenvolvido pela Escola do Sebrae e pelo Sebrae Minas.

 

PLATAFORMA INTEGRADA DE APOIA À GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL E AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL LOCAL (PIAGAM)

 

Os municípios representam o elo mais frágil do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA). Eles carecem de pessoal técnico capacitado, de recursos financeiros, equipamentos e tecnologia.

Para reverter esta situação estamos construindo a Plataforma Integrada de Apoio a Gestão Ambiental Municipal e ao Desenvolvimento Sustentável Local (PIAGAM). Trata-se de um sistema on line, hospedado em nuvem, que visa promover o fortalecimento e modernização da gestão ambiental municipal no Brasil. A plataforma já conta com os seguintes módulos:

1) Apoio a gestão do Sistema Municipal de Meio Ambiente (SMUMA) englobando o cadastro da capacidade do SMUMA (pessoal, equipamentos e infraestruturas), a gestão do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) e do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

2) Elaboração do Diagnóstico Socioambiental Municipal único: num momento de forte crise fiscal, os municípios brasileiros continuam gastando grandes somas de recursos com diagnósticos para os seus planejamentos. A PIAGAM promete minimizar esta questão ao propiciar um banco de dados para armazenamento das informações socioambientais dos municípios e permitir a gestão da informação armazenada. Com isso, os municípios poderão ter um único diagnóstico para embasar todos os planejamentos municipais. Neste módulo ele conta com uma funcionalidade para realizar as análises de suas políticas públicas de acordo com as boas práticas da atualidade.

3) Elaboração e Gestão de Planos Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: este é outro tópico em que os municípios gastam grandes somas de recursos. Os diversos planos tais como, Plano Municipal de Resíduos Sólidos, Plano Municipal de Recursos Hídricos, Plano Diretor, Plano Municipal da Mata Atlântica dentre outros, consomem recursos para sua elaboração e não saem da gaveta. Novas gestões reelaboram estes planos, gastando mais recursos, sem, contudo, implementá-los. A PIAGAM propõe um módulo para elaboração de todos estes planos, de ferramentas para o seu gerenciamento e da possibilidade de captação de recursos para sua implementação. Os planos municipais podem ser alinhados com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS – Agenda 2030);

4) Gestão de Unidades de Conservação (UCs) municipais: os municípios criam unidades de conservação que são a principal ferramenta para a conservação da biodiversidade. No entanto, raramente elas são implementadas. Só no bioma Mata Atlântica já foram identificadas cerca de mil UCs municipais. Este módulo vai permitir a gestão da informação das UCs, a elaboração de seu plano de manejo e dos planos temáticos tais como plano de proteção, plano de uso público que são demandas legais. A implantação dos planos temáticos será realizada através do módulo de Planos Operativos Anuais da plataforma.

5) Gestão de Projetos: este módulo permite a gestão física-financeira dos diversos projetos elaborados pelos municípios para a captação de recursos destinados a melhoria da qualidade ambiental.

6) Gestão dos Planos Operativos Anuais: destinado a execução dos planos operativos para implantação dos projetos elaborados, bem como das unidades de conservação municipais.

7) Gestão da Educação Ambiental: este módulo permite a elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental, bem como a gestão de sua implementação. Permite também o cadastramento de todas as iniciativas de educação ambiental realizadas, por qualquer ator social, no município. Isto permitirá a avaliação de eficiência, eficácia e efetividade da Política Municipal de Educação Ambiental.

8) Ações Empresarias: este módulo visa incentivar a cooperação das empresas na melhoria da gestão ambiental municipal. Ele permite as empresas cadastrarem todas as ações socioambientais realizadas nos municípios. Isto é um elemento de prestação de contas e de melhoria da imagem das empresas junto as comunidades locais. Outra funcionalidade deste módulo é o cadastro dos Planos de Educação Ambiental (PEA) das empresas elaborados no âmbito do licenciamento ambiental. Isto permitirá as empresas coordenarem suas ações de educação ambiental, diminuindo custos, e alinhando-as ao Plano Municipal de Educação Ambiental.

© 2019 | RA Consultoria - Consultoria e Treinamento de Gestão Ambiental.

Desenvolvido por Bn Design

Pressione enter para pesquisar
Pressione enter para pesquisar